Stunt Rider Brasil

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Im Stunt Rider Rodrigo Bala, 31 anos, é natural de São Paulo e morou em Florianópolis/SC a 6 anos,atualmente vive na Italia é piloto de wheeling desde os 16 anos de idade, quando ganhou sua primeira moto. No dia 9 de junho 2011 o motociclista cedeu uma entrevista ao onde ele conta um pouco mais sobre sua trajetória no esporte. Confira. Aos 16 anos, Rodrigo Cardoso Vicente ganhou sua . Com incentivo de tios e amigos, ele começou a praticar o esporte e treinar wheeling, para no futuro fazer apresentações. A paixão pelo esporte surgiu em 1993, depois que o motociclista assistiu uma apresentação da Equipe Nova Era, que na época fazia acrobacias com motos. A partir daí, ele começou a se dedicar aos treinos e ir aos encontros de moto.Rodrigo começou no esporte por lazer, mas hoje ele faz do motociclismo a sua profissão e, através dela, tenta alcançar o fim da discriminação e uma estabilidade maior para o esporte, que apesar de ser conhecido no mundo todo, ainda sofre preconceitos. Uma das maiores dificuldades de Rodrigo no início da carreira, foi encontrar locais para os treinos e os equipamentos para a moto. De acordo com ele, hoje as prefeituras cedem um espaço para prática e difusão do esporte, o que a tempos atrás, era mais difícil.O motociclista começou a dar shows de wheeling em 2002, se apresentando na cidade onde morava e em algumas Universidades. A partir daí, começou a adquirir experiência e seu nome artístico passou a ser Rodrigo Bala Moto Show. Atualmente, as apresentações costumam acontecer em encontros de motos, prefeituras, inaugurações de lojas, festas em autódromos, entre outros lugares. Além das apresentações, o motociclista faz parte de um projeto na Universidade Federal de Santa Catarina, lá ele dá cursos de mecânica, direção defensiva e primeiros socorros. O objetivo principal de Rodrigo é conscientizar as comunidades do Brasil, sobre a importância do uso correto dos equipamentos de proteção.A principal motivação do piloto para não desistir, foi acreditar que conseguiria superar qualquer dificuldade, mesmo quando esteve sem apoio, ou patrocínio, sempre na raça, acreditando na evolução do esporte, isso fez com que ele nunca perdesse a vontade de aprender. Mais tarde a Federação Brasileira de Wheeling Stunt surgiu no caminho do motociclista, lhe dando a oportunidade de se federar como piloto profissional. Isso o motivou muito, pois mostrou que havia reconhecimento, tanto da parte da Federação Braileira, quanto da própria família, que atualmente, apóia e incentiva o motociclista.Rodrigo comenta que o esporte evoluiu muito desde a época em que ele começou a praticá-lo. Em 2000, o wheeling veio a se tornar um esporte reconhecido, com a ajuda de Elio Cavalo que acreditou e passou a criar e organizar campeonatos brasileiros, onde muitos pilotos ficaram conhecidos. Como exemplo, o piloto cita Ronaldo de Freitas, que atualmente, faz shows em Portugal e por toda Europa,e Ac farias que atualmente mora Tarragona, Spain e faz shows e participa de competiçoes mundias conseguindo, através do esporte, ganhar seu sustento e manter a família.Desde essa época, o esporte se tornou mais aceito e menos criticado, não só no Brasil, mas em muitos outros países. Os pilotos passaram a ter o nome de Stunt Riding. De acordo com Rodrigo, isso só foi possível, porque Elio provou para muitos, que o esporte tinha seu valor e merecia ser reconhecido e divulgado. Para o motociclista, as pessoas precisam acreditar mais no talento dos pilotos brasileiros, pois existem muitos motociclistas talentosos que merecem um pouco mais de reconhecimento.As dicas de Rodrigo para quem pretende iniciar no esporte são: procurar alguém que já o pratica; ter muita paciência nos treinos; ser dedicado, pois o esporte exige muito; procurar ver vídeos de wheeling, aonde possa ter a base de postura das manobras. Hoje é possível acessar esses vídeos em sites como o Youtube ou Daylimotion e o vimeoPara realizar um show de wheeling é fundamental fazer algumas alterações na moto. Entre elas: A relação da corrente, pois ela vai precisar de mais força, o sistemas do freio na mão para serem executadas algumas manobras com os pés no suporte traseiro da moto, também é preciso adaptar na moto um raspador, ele serve também para raspar a moto no ângulo de 90 graus no chão, regular o sistema de carburação para andar no ângulo em 90 graus, mas se a moto tiver injeção elétrica é só acelerar que está pronta.Segundo o piloto, é sempre muito importante fazer o Check list de todos os equipamentos da moto, como freios, motor, calibragem do pneu, nível do combustível, pois, dessa forma, é possível evitar acidentes e garantir um pouco mais de proteção. Além disso, é imprescindível usar capacete, luvas, caneleiras, cotoveleiras, protetor de coluna, camisa e andar apenas em lugares autorizados ajuda muito a evitar grandes transtornos.Dos shows que fez ao longo da carreira, os mais marcantes na vida de Rodrigo Bala foram: Motoroad 2009, pois neste andou com os amigos Jorge Negretti, Joaninha, irmãos Bergamini, Cyro do Freestyle e os catarinenses de wheeling: Chiodine, Marcio Chico, Joãozinho, de acordo com Rodrigo, todos eles são Feras do Esporte.e o Italia Stunt Fest ,que foi o primeiro evento dedicado ao stuntriding italiano! O evento, organizado pela Gang equipe italiana SWOT e da Riviera Francesa Stunt, realizou-se no novíssimo Circuito Internacional d'Abruzzo, e para 4 dias 50 pilotos da Itália, França, Alemanha, Rússia, EUA, Brasil e Espanha , se aventuraram em manobras iradas e emocionantes, tanto nas zonas criadas para estilos livres, quer durante as 7 competições diferentes que marcaram este evento.
absolutamente o Melhor evento do ano!!!. Para o Stunt Rider, estes momentos foram muito especiais, pois ele teve a oportunidade de ver que as pessoas reconhecem seu trabalho e que todo o esforço valeu a pena.Para contratar Rodrigo Bala Moto Show basta entrar em contato através do e-mail:digostuntriding@gmail.com

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